quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Op Art na Escola

Vamos começar a postar aqui no blog um diário do que acontece na escola, especificamente nas aulas de Artes Visuais, que é a minha área.

Hoje vou falar sobre a Op Art, Arte Óptica ou Optical Art que é um estilo artístico que se utiliza de ilusões ópticas. Esse estilo começou em 1930 com o artista Victor Vasarely. 
As principais características deste movimento são: a utilização de recursos visuais que provocam ilusão óptica, utilização de formas geométricas, cores contrastantes principalmente o preto e branco, uso de linhas e os trabalhos  dão a sensação de movimento. 
Os principais artistas são: Bridget Riley, Jesús Soto e Victor Vasarely.


 
Com os alunos da 8ª série, trabalhei 3 imagens da artista Bridget Riley, entreguei as cópias das imagens e cada aluno utilizou as 3 imagens para criar um desenho. Ao todo foram 3 desenhos cada aluno, cada um utilizando  imagem diferente. A proposta era colar na folha a imagem da artista e depois interferir com um desenho, dando um lugar para essa imagem.


























Trabalhei Op Art em três encontros com aulas de 2 períodos cada, totalizando 6 horas. Foi um tema divertido de trabalhar, os alunos demonstraram interesse e criatividade. 
Com os trabalhos prontos montamos uma exposição no corredor próximo a secretaria, sala dos professores e direção/coordenação, ou seja, um local com grande número de transeuntes. Colocamos um TNT preto no fundo o que deu destaque aos trabalhos, ganhamos elogios!.
Como você pode perceber essa turma tem grande dificuldade em colorir o fundo do trabalho, tive de insistir muito, e outra questão é a identificação do desenho, sempre peço a eles que escrevam o primeiro nome no canto inferior direito e o nome completo, turma e data atrás da folha, mas eles não conseguem seguir, alguns até escrevem o nome no meio do trabalho, é algo que já faz parte deles é é difícil de mudar, mas aos poucos vamos interferindo.
Optei por colocar o maior número de imagens, não selecionando os melhores trabalhos, até porque não concordo com a eleição de melhores trabalhos, afinal todos os que fizeram merecem reconhecimento e também, porque sabemos que nem todas as pessoas gostam de arte, ou de matemática ou de geografia, a tendência é gostar mais de determinadas áreas do conhecimento do que de outras. Respeitando isso, postei as fotos de todos os trabalhos feitos com essa turma, alguns mais caprichados do que outros, mas faz parte. 
Já trabalhei este tema em turmas de 6° anos e 6ª séries e obtive um ótimo resultado, eles foram até mais criativos do que os adolescentes, deixaram o lado lúdico aflorar, já os alunos da 8ª série tinham um certo cuidado para seu trabalho não parecer "cafona", coisas de adolescentes...
Por hoje é só, espero que tenham gostado de ver o que meus alunos andam 'aprontando' nas aulas de Artes.
 Um abraço ;)
 

Um comentário:

  1. Ah que festaaaa!!!
    Amei a artesania desses amados!!!
    Que legal conhecer mais de pertinho a arte nessa idade, quando já se tem entendimento, algum discernimento... amei.
    Por favor, parabenize-os por mim. Todos os trabalhos muito bem caprichados. De bom gosto e criatividade!

    Beijokas mil.

    ResponderExcluir

Olá, sinta-se a vontade para deixar seu recadinho, vou gostar muito e responder assim que puder.
Obrigada. Que o Criador te abençoe.