Arte abstrata não representa objetos concretos da nossa realidade, consiste em formas geométricas, manchas, linhas, algo que não é possível identificar como figurativo, eu diria que a arte abstrata representa algo que não existe.
Gosto muito de trabalhar o Abstracionismo em sala de aula, principalmente com as turmas do 6° ano.
Realizei um trabalho com as três turmas de 6° anos, já que estávamos trabalhando as formas geométricas, elementos visuais, cores e linhas, tratei de falar sobre a arte abstrata de Piet Mondriam e a pintura de ação do artista Jackson Pollock.
Começamos com um pequeno texto falando sobre o movimento abstracionista, e seus artistas, devemos ter o cuidado para que a linguagem do texto seja de acordo com a idade dos alunos e de fácil compreensão. O conceito, principais características e principais artistas já é o suficiente.
Pintura de Ação, com utilização de canudinho de suco. A tinta foi jogada na folha e com o canudo cada aluno assoprava para formar as manchas.
Pintura abstrata com a técnica de dobradura. Pingar as cores desejadas no meio da folha, dobrar em quatro partes alisar bem para a tinta se deslocar pela folha, abrir e deixar secar, interferir com lápis de cor, giz de cera.
Alguns alunos deram nomes aos desenhos e interferiram com imagens figurativas, nunca haviam tido contato com o abstrato, geralmente achavam feio e sem sentido.
Montamos uma exposição na parede de fora da sala de aula desta turma, colorimos o ambiente e chamamos a atenção, muitos que transitavam por ali paravam para analisar e "tentar entender"os trabalhos expostos. Ouvi uma aluninha dizendo para outra que não havia 'entendido' "-Não precisa entender, arte é assim."
Ispire-se, um abraço.
Miga.... chorei de saudades com essas publicações de arte... amei ter estudado Mondriam, hehheee
ResponderExcluirfoi super inspirador, né-não?
Beijokas mil.
Com certeza Ana querida. Nem dá pra acreditar que faz tantos anos que estudamos juntas...
ExcluirAbração.