sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dica da Semana

Olá, como estão? Eu estou bem, mas passei aqui correndinho para deixar uma sugestão de filme para o final de semana,vou assistir logo mais, mas só pelo trailer e pela música já dá pra suspeitar de que é um "baita" filmão! Espero que gostem, vale a pena assistir.



O nome do filme é "Corajosos" mais informações e trilha sonora aqui, não consegui baixar o trailler para postar, mas você encontra aqui.Também não vou entrar em detalhes, para deixá-los curiosos, mas garanto que irão gostar.

Bom filme  e bom final de semana!
Abraços



segunda-feira, 21 de maio de 2012




O primeiro post do "Aprendi com a Mamãe" vai trazer uma receita básica que não pode faltar em nenhuma mesa. Antes de falar da receita acho bom explicar o que é o "Aprendi com a Mamãe". É com nossas mães que aprendemos a maioria dos afazeres domésticos que sabemos, não é mesmo? Claro que hoje em dia muitas meninas não demonstram interesse algum em aprender o que sua mãe sabe, o problema virá quando estas terem seus lares para cuidar e sua família para alimentar, só depois do casamento que darão o devido valor para sua Mamãe. E que valor que elas tem! Não param um minuto, desde o acordar, e tem aquelas que ainda trabalham fora e quando chegam em casa tem muito serviço para dar conta. Elas são heroínas, fazem tudo por seus filhos, pela sua família, é a sobremesa preferida do marido, o suco predileto da filha, as panquecas que o mais novo gosta, roupas para lavar, passar, guardar, calçados, cachorros, jardim ahhhhhhhh quanta coisa!
Meu objetivo é mostrar aqui o que eu aprendi com a minha mamix (é assim que chamo ela) aprendi um monte de coisa minha gente, e teremos assunto para muuuuitos posts, talvez ficaremos bastante tempo na cozinha mas é lá que vivemos momentos muuito especiais né, pelo menos aqui em casa, a comida aproxima as pessoas, tempera os relacionamentos, une mães e filhas e faz pais e maridos felizes...sei lá é um negócio estranho.

Vamos ao que interessa, hoje vou começar com algo bem básico como já falei antes. 

Se você não sabe fazer pão caseiro ainda... vem que eu te ensino, é super fácil, acho até que não tem receita certa ou errada, cada um faz do seu jeito, eu aprendi com a Mãe a fazer assim:

1 ovo
2 colheres (de sopa) de açucar para cada pão
1 colher (de sopa) de sal
3 colheres (de sopa) de óleo para cada pão
1 xícara de leite (ou água) para cada pão
1 colher de sopa de fermento para cada pão
Farinha de trigo até dar o ponto...

Você vai precisar de um recipiente de plástico para fazer a mistura dos ingredientes.



1-Coloque o ovo (nesta receita eu não usei ovos) o açucar, o sal o óleo 
2-O leite ( pode usar metade leite, metade água) mexa tudo até ficar homogêneo, 
3-Acrescente um pouco de farinha e o fermento e continue misturando...
                        
                         1

2                                                        


                          3





Acrescente farinha até ficar no ponto de sovar, aos pouquinhos vá acrescentando farinha e sovando, o segredo é sovar bem.
 

 Depois de ter cansado, eu disse CAN-SA-DO de tanto sovar ( sério gente dá uma canseira...) e a massa estiver bem lisinha, coloque no recipiente, tape com uma toalhinha e coloque uma embalagem plástica em cima e deixe descansar por mais ou menos 30 minutos (até ele dobrar de tamanho).






 Depois de ter crescido muitão, é só esticar a massa (ah que peninha) e adivinhem? Sovar, sovar e sovar de novo (é muito chato essa parte mas, vale a pena) parta em duas partes modele o pão como você quiser e coloque nas formas, como eu gosto de pão bem grandão com essa receita faço um só, aí tenho pão novo durante a semana, mas se você gostar de pães médios pode dividir a massa (fica mais fácil de sovar) e fazer 02 pães e não um, mas eu prefiro fazer um de cada vez, aí não fica velho...deixe descansar até dobrar de tamanho, quanto mais crescer melhor vai ficar. Não esqueça de cobrir com a toalhinha e o plástico.


 Coloque o forno aquecer em temperatura média, enquanto o pão cresce...quando perceber que ele está bemmmm acima da forma, pode colocar ele no forno, cuidado para não deixar ligado o dourador do seu forno (a parte de cima) e fique monitorando, ele vai crescer ainda mais no forno, somente no final você pode ligar a parte de cima para dar uma corzinha, leva cerca de 40 minutos para assar, dependendo de cada tipo de forno.




Meu pão ficou assim, cresceu muitoooo, depois que eu tirei ele do forno, coloquei em um toalha e cobri com plástico e mais uma toalha, isso vai fazer ele ficar super fofinho...ah e para saber se está assado, bata na parte de baixo do pão, ele tem de fazer um barulho parecido com o de algo quando está oco.  Depois é só comer com o que você preferir, se você quiser acrescentar farinha de linhaça, aveia, farinha integral fique a vontade, seu pão vai ficar super nutritivo. Se não der certo não se sinta culpada, as vezes a farinha, o fermento ou a temperatura do forno "acabam" com seu pão, ahhh e o segredo é sovar muito muito mesmo, pede pro maridão ajudar, eu já passei dessa fase kkkk e agora consigo fazer sozinha, mas lembre-se: nem sempre dá certo, as vezes os fermentos nos "traem" e as farinhas também, mas isso acontece...

Deu até pra sentir cheirinho de pão recém tirado do forno...

Espero que tenham gostado do primeiro "Aprendi com a Mamãe" e que seja muito útil pra você, qualquer dúvida deixe um comentário que respondo assim que puder. Bjs que Deus te abençõe.