quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Aprenda a fazer esse leite sem lactose: poderoso leite de Quinoa!

Sou apaixonada pelos leites vegetais, são livres de lactose e conservantes e de tudo que faz mal e está presente no leite animal. É fácil de fazer em casa e acaba custando bem pouco, relacionando com os benefícios.

Estou me especializando em leites vegetais, meu relacionamento com leite, você sabe, é de longa data.

Já ensinei o Leite de amêndoas aqui
De alpiste aqui
De semente de girassol aqui
De aveia aqui

Agora vamos aprender esse leite maravilhoso de quinoa.


É super simples, você vai precisar de 5 colheres de sopa de quinoa germinada (pode usar mais se quiser um leite mais grossinho).
Não se apavore para germinar a quinoa é bem fácil, você precisa lavá-la várias vezes até a água sair transparente, cuidado pois as sementinhas são minúsculas lave dentro de uma bacia e coloque uma peneira, deixe de molho por 8 horas na melhor água que você tiver. Depois disto escorra fora a água e deixe germinar, em torno de 4 horas você vai ver um narizinho saindo, já está pronta para virar leite. Lave novamente e depois disso é só bater no liquidificamor com um pouco de água e coar, bater novamente com mais água e coar. No total rende 1 litro de leite, ele é bem branquinho.

Está pronto o seu super leite de quinoa.

Para adoçar você pode usar banana madura, canela e cacau para saborizar, com esses três ingredientes te garanto que você terá um leite super delicioso e deixa no chinelo qualquer achocolatado industrializado.





A quinoa é uma boa fonte de triptofano, aminoácido ligado à produção de serotonina no cérebro, responsável pela modulação do humor, pela disposição e bem-estar.

A quinoa é naturalmente sem glúten e contém ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E e fibras. Ela é um dos poucos alimentos vegetais considerados uma proteína completa, composta por todos os aminoácidos essenciais. Quinoa também tem uma elevada proporção de proteína quando comparada com outros grãos. A semente foi considerada pela Agência Espacial Americana como um alimento ideal para astronautas em voos espaciais de longa duração.
Quinoa também contém uma dose saudável de ácidos graxos. De acordo com Melinda Lund, terapeuta em medicina nutricional: “Cerca de 25% de ácidos graxos da quinoa são gordura monoinsaturada saudável para o coração, e cerca de 8% é ácido alfa-linolênico (ALA), o tipo de ômega 3 encontrado em plantas”.



Abraços cheios de saúde.