sexta-feira, 13 de junho de 2014

Tâmaras Recheadas com Nozes!!!






Tâmaras já são gostosas, imagine recheadas...

Esses dias estava sem frutas práticas ( banana e maçã são minhas preferidas, é só descascar e comer) para levar de lanche no trabalho, olhei meu armário na cozinha e tinha tâmaras e nozes, levei e comi uma tâmara e em seguida uma noz, vi que era bom e tive uma ideia brilhante, colocar a noz no meio da tâmara e transformar em um docinho delicioso...

Meu potinho de lanche, não consegui comer isso tudo...



No dia seguinte, meu lanche foi: tâmaras recheadas com nozes, ideia brilhante!!!


Tem doce mais fashion que esse tem, tem, tem???
Claro que não, além de ser doce e saboroso, faz muito bem.

Confira os benefícios da Tâmara.


As tâmaras, devido ao alto conteúdo de hidratos de carbono simples e complexos (72%) constituem um alimento muito energético (274 Kcal por 100 gramas de tâmara seca). São ideais para aqueles que precisam de muita energia. São ricas em potássio (790 mg por 100 g de tâmara seca), cobre (0,24 mg), magnésio (65 mg) e cálcio (59 mg).
 
Além disso, pelo seu conteúdo em açucares complexos, são metabolizadas pelo organismo de forma demorada. Isto é uma qualidade interessante quando temos que manter um ritmo intenso de esforço físico ou mental por um período longo de tempo.

As tâmaras são também ricas em ácido pantoténico o vitamina B5, conhecida pelos seus efeitos tranqüilizantes. Assim, têm quem chame as tâmaras de “doses naturais de anti-estressante” pela capacidade que tem de relaxar e proporcionar uma sensação de bem-estar. 

Ricas em ferro, são aconselhadas para quem padece alterações hepáticas e anemias. Devido ao alto conteúdo de celulose e outras fibras se recomendam nos casos de intestino preso por atuarem como suave laxante.

As tâmaras estimulam o apetite, resultando assim muito benéficas nas aflições intestinais e estomacais associadas à inapetência.

Ricas em vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, ferro e potássio. Livres de colesterol são um aliado magnífico na luta contra o câncer.

As tâmaras são eficientes defensoras do organismo frente a gripes, viroses e outras infecções, tanto do aparelho respiratório como urinário.


Informações Daqui.

 É um luxo!!!
Por isso que ando tão bem!!! Tô sempre a mil, com a energia nas alturas.

Está explicado, não posso ver o pote de tâmaras na cozinha, não resisto...

Agora aprenda sobre as nozes.

Seus principais nutrientes são: Ômega-3 e 6, vitaminas C e E, zinco, potássio e arginina, um aminoácido. Os benefícios das nozes são comprovados no controle da pressão arterial, na redução da taxa do colesterol ruim, o LDL, e até na cicatrização.

- Fornecem quantidades significativas de proteínas, vitaminas do complexo B, fibras, minerais e aminoácidos essenciais, por exemplo, óleos como o ómega-3 ou lecitina.

- Melhoram a circulação e a produção de glóbulos vermelhos.

- São benéficas para o sistema nervoso e a atividade intelectual, pois ajudam-nos a melhorar a nossa concentração e para prevenir a osteoporose por serem ricas em cálcio.

- É importante salientar também a importância das nozes como antioxidantes, portanto ajudam o organismo a defender-se de doenças como o cancro.

- São muito benéficas para combater o envelhecimento celular e as doenças neurodegenerativas, sendo excelentes aliadas contra o Alzheimer, devido às suas propriedades antioxidantes , e ácido alfa-linoleico. Há que ter em conta que as últimas investigações realizadas refletem que as nozes são ótimas para ajudar a combater o stress oxidativo das células e da inflamação, que são fatores que conduzem a doença de Alzheimer.

- Se você pratica esportes, os benefícios das nozes são ainda maiores. Ajudam a combater a fadiga e o cansaço físico.

- São também muito benéficas para aliviar o síndrome pré-menstrual e durante a menopausa.
 
Informações DAQUI



Gostou? 
Combinação perfeita, não é?
Agora corra pra cozinha preparar seus docinhos super, mega, ultra deliciosos e saudáveis!!!

Esses sim, são do bem ;) 

Até breve meu povo, com mais ideias geniais na cozinha Viva!!!

terça-feira, 10 de junho de 2014

Cacau Quente!!!

Agora que o inverno chegou pra valer é uma delícia se aquecer com um chocolate quente.
Eu gosto muito, mas como muitas coisas mudaram e o leite e o açúcar não fazem mais parte da nossa dieta fiz Cacau Quente ( o cacau pode, não tem nadica de açúcar) com leite de amendoim =D.




Vamos aprender o que é necessário para fazer o leite:

Amendoim germinado (1xícara para cada litro de leite, mas pode ser menos e pode ser mais, depende muito do gosto de cada um). Para germinar é muito simples, deixe os amendoins de molho em água filtrada por 8h (deixe durante a noite) depois disso escorra (a água pode ser utilizada para regar plantas na horta ou flores no jardim) coloque os grãos em uma peneira e escorra bem a água, deixe em lugar escurinho para germinar, pode cobrir com um pano para evitar contato com  insetos, pela manhã e pela noite passe na água para umedecer, se o clima estiver muito úmido não precisa regar tanto, mas é importante não deixar água acumulada no fundo, pois poderá comprometer o desenvolvimento dos grãos. A germinação pode demorar 1 ou 2 dias, então faça sem pressa.

Água Filtrada

Coloque as sementes no liquidificador com um pouco de água e bata até triturar bem.

 

OBS: Se você quiser tirar toda pele do amendoim é só passar em água quente ( não pelando, nem fervente, é quentinha) e tirar uma a uma, não é difícil de tirar, mas exige um tempinho extra, eu até comecei a tirar e estava achando tudo muito lindo até que cansei e bati com pele mesmo! Se não tirar não altera em nada na cor do leite, mas a polpa que será nossa farinha de amendoim ficará rosadinha.



Após coe em uma peneira com um pano de voal, esprema bem até a massa ficar bem sequinha será mais fácil na hora de desidratar.


Essa é nossa farinha de amendoim que será desidratada ao sol ou no forno elétrico em temperatura inferior a 50°, não pode torrar deverá desidratar, para isso deixe a porta do forno entreaberta. Essa farinha pode ser usada para colocar em nossa barrinha de cereal que ensinei Aqui.

Prontinho nosso leite de Amendoim Germinado!!!
Deixe em recipiente fechado na geladeira, acredito que dure 03 dias, sempre utilizo antes de três dias, mas pode ser feito testes. Pode usar nas vitaminas com frutas, fica muito bom, ou tomar ele quentinho. Para quem é intolerante a lactose ou não bebe leite de vaca pode substituir o leite animal nas receitas de cremes crus, agora se for fazer bolos e receitas assadas o leitinho perderá suas propriedades, suas enzimas, ainda prefiro que utilizem esse leite do que o animal que faz muito mal ( veja vídeo AQUI sobre os malefícios do leite animal) se for usar mesmo assim, as receitas ficam fofinhas e com gostinho de amendoim, já coloquei na massa do pão e ficou super fofo, mas vamos esquecer essas receitas que não acrescentam em nada na nossa saúde e beber o leite vivinho!

Para fazer o Cacau Quente é só reservar uma xícara de leite de Amendoim, acrescentar cacau e mel e bater tudo no liqui, depois coloque em uma panela e leve ao fogo baixíssimo (eu seguro a panela erguida e não deixo diretamente em contato com o fogo, pode ser feito banho Maria também), quando estiver morninho (pode provar colocando o dedo dentro, vai estar bom quando conseguir assegurar o dedo dentro mais de 10 segundos sem se machucar ok?) em seguida sirva em uma xícara e  polvilhe canela.

Não esqueça de fechar os olhos e no primeiro gole agradecer pela oportunidade de provar algo tão vitaminado!!!


Agora vamos entender a importância de comer grãos germinados:



Ao consumir um alimento germinado, ingerimos um alimento com alto teor de proteínas, vitaminas, minerais e fibras em sua forma mais fácil de digestão, pois quando o alimento está no período da germinação há liberação de várias enzimas (substâncias vitais responsáveis pelas reações químicas que ocorrem no interior das células) facilitando, desta forma, a absorção dos principais nutrientes do grão. Também melhora a digestão do amido a da proteína, pois a germinação quebra o amido concentrado em carboidratos simples e a proteína em aminoácidos livres. 
  
As vitaminas do complexo B também aumentam exponencialmente.

Ocorre também a redução dos chamados fatores antinutricionais (que prejudicam a absorção de nutrientes pelo organismo), como o ácido fítico (fitato) e o tanino, encontrados nos cereais integrais, feijões e oleaginosas.

Outros benefícios:


  • ·         Os germinados tem alto teor de nutrientes antioxidantes, combatendo os radicais livres e, consequentemente retardando o processo de envelhecimento;
  • ·         Melhora a qualidade da pele;
  • ·         Previne o surgimento de doenças, pois fortalece o sistema imunológico e fornece energia ao organismo;
  • ·         Melhora o funcionamento intestinal, pois os grãos germinados são assimilados muito facilmente pelo nosso organismo e assim estimulam os processos digestivos e regeneram a flora intestinal;

                                                                                                                                                    Informações retiradas DAQUI. 





Gostou de saber que o leite de amendoim germinado é riquíssimo para nossa saúde???
Quer aprender a fazer leite de Aveia? Aprenda AQUI.
Quer experimentar o leite de Semente de Girassol germinada? Ensinei AQUI.
O meu leite preferido é de Amêndoas, ensinei bem explicadinho AQUI.
Aprenda a germinar linhaça AQUI.




Ao consumir um alimento germinado, ingerimos um alimento com alto teor de proteínas, vitaminas, minerais e fibras em sua forma mais fácil de digestão, pois quando o alimento está no período da germinação há liberação de várias enzimas (substâncias vitais responsáveis pelas reações químicas que ocorrem no interior das células) facilitando, desta forma, a absorção dos principais nutrientes do grão. Também melhora a digestão do amido a da proteína, pois a germinação quebra o amido concentrado em carboidratos simples e a proteína em aminoácidos livres.  
As vitaminas do complexo B também aumentam exponencialmente.
Ocorre também a redução dos chamados fatores antinutricionais (que prejudicam a absorção de nutrientes pelo organismo), como o ácido fítico (fitato) e o tanino, encontrados nos cereais integrais, feijões e oleaginosas.
Outros benefícios:
  • os germinados tem alto teor de nutrientes antioxidantes, combatendo os radicais livres e, consequentemente retardando o processo de envelhecimento;
  • melhora a qualidade da pele;
  • preveni o surgimento de doenças, pois fortalece o sistema imunológico e fornece energia ao organismo;
  • melhora o funcionamento intestinal, pois os grãos germinados são assimilados muito facilmente pelo nosso organismo e assim estimulam os processos digestivos e regeneram a flora intestinal;
  • seu consumo é indicado para pessoas com estômago sensível (há as que não toleram os grãos cozidos, mas aceitam bem os grãos germinados), pois são alimentos muito mais digestivos, visto o aumento das enzimas.
- See more at: http://www.tudoparavegetarianos.com.br/colunas/fernanda-santos/germinados-aprenda-seus-beneficios-e-como-faze-los-por-fernanda-santos/#sthash.jF4rwHkg.dpuf


Um abraço e até a próxima!
Frio, pode vir!!!


Ao consumir um alimento germinado, ingerimos um alimento com alto teor de proteínas, vitaminas, minerais e fibras em sua forma mais fácil de digestão, pois quando o alimento está no período da germinação há liberação de várias enzimas (substâncias vitais responsáveis pelas reações químicas que ocorrem no interior das células) facilitando, desta forma, a absorção dos principais nutrientes do grão. Também melhora a digestão do amido a da proteína, pois a germinação quebra o amido concentrado em carboidratos simples e a proteína em aminoácidos livres.  
As vitaminas do complexo B também aumentam exponencialmente.
Ocorre também a redução dos chamados fatores antinutricionais (que prejudicam a absorção de nutrientes pelo organismo), como o ácido fítico (fitato) e o tanino, encontrados nos cereais integrais, feijões e oleaginosas.
Outros benefícios:
  • os germinados tem alto teor de nutrientes antioxidantes, combatendo os radicais livres e, consequentemente retardando o processo de envelhecimento;
  • melhora a qualidade da pele;
  • preveni o surgimento de doenças, pois fortalece o sistema imunológico e fornece energia ao organismo;
  • melhora o funcionamento intestinal, pois os grãos germinados são assimilados muito facilmente pelo nosso organismo e assim estimulam os processos digestivos e regeneram a flora intestinal;
  • seu consumo é indicado para pessoas com estômago sensível (há as que não toleram os grãos cozidos, mas aceitam bem os grãos germinados), pois são alimentos muito mais digestivos, visto o aumento das enzimas.
- See more at: http://www.tudoparavegetarianos.com.br/colunas/fernanda-santos/germinados-aprenda-seus-beneficios-e-como-faze-los-por-fernanda-santos/#sthash.jF4rwHkg.dpuf

Ao consumir um alimento germinado, ingerimos um alimento com alto teor de proteínas, vitaminas, minerais e fibras em sua forma mais fácil de digestão, pois quando o alimento está no período da germinação há liberação de várias enzimas (substâncias vitais responsáveis pelas reações químicas que ocorrem no interior das células) facilitando, desta forma, a absorção dos principais nutrientes do grão. Também melhora a digestão do amido a da proteína, pois a germinação quebra o amido concentrado em carboidratos simples e a proteína em aminoácidos livres.  
As vitaminas do complexo B também aumentam exponencialmente.
Ocorre também a redução dos chamados fatores antinutricionais (que prejudicam a absorção de nutrientes pelo organismo), como o ácido fítico (fitato) e o tanino, encontrados nos cereais integrais, feijões e oleaginosas.
Outros benefícios:
  • os germinados tem alto teor de nutrientes antioxidantes, combatendo os radicais livres e, consequentemente retardando o processo de envelhecimento;
  • melhora a qualidade da pele;
  • preveni o surgimento de doenças, pois fortalece o sistema imunológico e fornece energia ao organismo;
  • melhora o funcionamento intestinal, pois os grãos germinados são assimilados muito facilmente pelo nosso organismo e assim estimulam os processos digestivos e regeneram a flora intestinal;
  • seu consumo é indicado para pessoas com estômago sensível (há as que não toleram os grãos cozidos, mas aceitam bem os grãos germinados), pois são alimentos muito mais digestivos, visto o aumento das enzimas.
- See more at: http://www.tudoparavegetarianos.com.br/colunas/fernanda-santos/germinados-aprenda-seus-beneficios-e-como-faze-los-por-fernanda-santos/#sthash.jF4rwHkg.dpuf