sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Queijo de amendoim germinado.

O amendoim faz muito bem, mas não da forma como as pessoas costumam ingerir: torrado e salgado ou torrado com muito açúcar em doces e chocolates. A gordura boa do amendoim quando torrado, se transforma em gordura má, já o amendoim germinado potencializa seus benefícios e tem um importante papel em nossa alimentação. 

Eu nunca gostei muito de amendoim, não gosto de sentir aqueles pedacinhos nos dentes, aqueles "farelos" que ficam depois de comer algum doce que leva amendoim na receita. Hoje sinto náuseas quando como amendoim torrado, mas o amendoim germinado em forma de queijos, cremes ou leite não me causa enjoo algum. Sou a prova viva de que ele faz mal quando torrado, talvez para você que sempre ingere não faça mal instantaneamente, mas como eu parei de consumir (o pouco que eu consumia), meu corpo acaba rejeitando quando faço uso.

 Chega de conversa e vamos ao tema principal deste post, sabe aquela polpa do Amendoim germinado que sobrou do leite de Amendoim que ensinei a fazer Aqui, ela pode virar farinha de amendoim, para isso é só desidratar ao sol ou no forno elétrico em temperatura inferior a 50°, ou ela pode se transformar em um delicioso queijo vegetal.

 Linda essa polpa, não?

Para o queijo vamos precisar de:
Polpa de amendoim germinado;
Alho;
Sal (eu uso sal marinho sem Iodo ou Sal rosa do Himalaia);
Limão;
Temperinhos de sua preferência (usei salsinha, cebolinha e orégano).

Misture tudo e tempere bem do jeitinho que você gosta, eu gosto de usar bastante limão e alho que tira o gosto (que eu ainda não me acostumei) do amendoim, modele como preferir e deixe na geladeira em recipiente fechado.
Eu não usei azeite pois o amendoim é oleaginosa, então não é necessário agregar mais óleo. Mas se você quiser, é só adaptar a receita ao gosto de sua família.


Que delícia!!!




Saboreie esse queijo como acompanhamento de suas saladas, em cremes de batata ou abóbora, massinhas de linhaça, com quinoa, como você preferir, o segredo é temperar bem.

Receita de massinha de linhaça AQUI.
Receita de creme básico de vegetais AQUI.
Receita de patê de resíduo de Amêndoas AQUI.

Com certeza você vai se encantar com esse sabor, teste, invente, experimente depois me conta tudo.

Um ótimo final de semana pra você!!!