quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Plantas Alimentícias Não Convencionais- PANCs

Você já ouviu falar nas plantas alimentícias não convencionais- PANCs???

Tenho estudado sobre as PANCs já a algum tempo e tenho amado descobrir esse novo lado da alimentação sustentável. Essas plantas já eram muito utilizadas na antiguidade, mas com o passar do tempo e com a chegada da comida industrializada elas ficaram fora da cozinha dos brasileiros. É só conversar com a vó e o vô que eles contam como utilizavam tais plantas, é lamentável saber que o povo deixou de lado a sabedoria de nossos anciãos e apelou para produtos empacotados e conservados.

Acredito que se as pessoas levassem em conta o consumo dessas plantas não haveria tanta fome no país, não, não estou filosofando, é verdade, as pessoas tem fome pois não tem condições de comprar a carne, feijão e arroz de cada dia, sem nem saber que os alimentos mais nutritivos crescem, permanecem, secam, nascem novamente, sem nem serem notados, e muitas vezes são capinados como ervas daninhas. Estou falando do Caruru, Picão, Buva, Cerralha e todas as outras plantas difamadas e chamadas de erva daninha.

Elas são especiais porque crescem sem ninguém plantar, sobrevivem a períodos de seca, ou chuvarada, estão sempre disponíveis prontinhas para "clorofilar" seu suco.

Ainda não tive a oportunidade de provar nenhuma em minhas saladas, ainda preciso estudar mais para saber identificá-las e depois tenho que ir lá na casa dos meus pais fazer uma colheita (melhor parte). Confesso que fico namorando pela janelinha da minha cozinha a "horta selvagem" que minha vizinha tem, sem nem saber da preciosidade que cresce ali, ela simplesmente ignora o picão que cresce bem lindão (bom, é o único que consegui identificar).

Já comecei a usar outras folhas no meu suco verde, não só hortaliças domésticas, tenho usado folhas de Lima, Pitangueira, Laranjeira... é só o começo, e já me surpreendi pelo sabor que elas deixam no suco, fiquei apaixonada pelas folhas de pitangueira, elas são maravilhosas, cheirosas, brilhosas e fazem muito bem.

Fiquei encantada com estes vídeos de um projeto executado em quatro reassentamentos aqui do RS, o botânico Valdely Kynupp estudou 1500 espécies na região metropolitana de Porto Alegre e descobriu que pelo menos 100 delas tem potencial para enriquecer a alimentação e gerar renda, confira nos vídeos abaixo, (são bem curtinhos).


Me apaixonei por esse pólen vegetal!!! E o sal então? A natureza é perfeita.


 Caruru (Amaranto) que delícia poder provar esse alimento.


Hibiscus no teu pátio, já pensou? Com esse calorão um refresco de Hibiscus cairia muito bem.



Jaracatiá eu já conhecia, a sogra do meu irmão faz doces com essa árvore ;) substitui muito bem o côco.




Cartilha PANCs  AQUI.
Mais sobre as PANCs a Aline Chaves do Panelas de Capim explica amorosamente AQUI.
Para aprender a identificar Flores comestíveis clique AQUI.

Que delícia ter tudo o que precisamos disponível na natureza e criado especialmente para nós, nosso Criador é demais!!!!

Agradeça com essa canção: Your Love Is Like a River