quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Vitamina de Pêssego com Leite de Amêndoas

Cresci comendo pêssegos direto dos pessegueiros, de todas as variedades, os branquinhos pintadinhos bem docinhos, os amarelos meio borrachudos, os cor de rosa com o caroço solto, pêssego seco ao sol, calda de pêssego com sagú, geléia de pêssego, pêssego em compota...

Amo pêssego, cresci com eles, por isso quando vejo um pêssego, minha mente voa, até minha infância na roça. Lembro dos pessegueiros carregados, a gente não vencia comer todos os frutos, meu pai vendia grande parte na cidade, presenteava os parentes que não tinham, mas ainda assim, muito ia fora.

Que cheirosos os pessegueiros são, com suas flores suaves e lindas.

Imagem Daqui

Vamos aprender mais sobre essa gostosura!!!

O pessegueiro é uma espécie nativa da China, com registos que remontam a 20 séculos a C. Estudos indicam que, provavelmente, teria sido levado da China para a Pérsia e de lá se teria disseminado pela Europa.

De facto, o nome científico do fruto indica isso mesmo - Prunus Persica – e no latim pêssego diz-se persicu malum ou seja, maçã persa.

O pêssego pode ser classificado em dois grupos: o de polpa amarela e o de polpa branca, cada um tendo as variedades de "caroço solto" e "caroço aderente". Assim sendo, o pêssego, dependendo da variedade, pode ter forma redonda ou oval, casca com pilosidade, de cor que varia entre amarelo e o vermelho. A polpa é suculenta, agridoce, aromática e de cor amarela, branca ou avermelhada.

Focando os benefícios do pêssego, devemos salientar a pele, que é a parte que contém mais mineral e vitaminas, como a grande maioria das frutas.

O potássio é um elemento que encontramos no pêssego, o que torna um alimento ideal para todos os tipos de dietas para perder peso e, especialmente, para aqueles que têm pressão arterial elevada ou problemas cardíacos. Da mesma forma, é bom para remover fluidos devido às suas propriedades diuréticas.

A fibra é boa para melhorar o trânsito intestinal e pode agir como um laxante, também previne pedras nos rins. 

Contém ainda minerais como fósforo, magnésio, cobre, iodo e ferro, carbo-hidratos, proteínas, vitaminas A, C e do complexo B., nomeadamente a vitamina B5 que evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

Propriedades antioxidantes e desintoxicantes.

É bom para combater problemas de acne ou para preservar a visão e aumentar o bom estado da pele ou unhas.

Os caroços do pêssego são empregues pela medicina natural como remédio curativo nas estases pulmonares, especialmente na denominada «tosse cardíaca». O fundamento científico do emprego terapêutico está no conteúdo dos caroços do pêssego em ácido cianídrico. A medicina homeopática conhece o grande valor do ácido cianídrico, como tratamento nas falhas do coração e nos colapsos graves, assim como nas falhas dos capilares sanguíneos ou dos nervos vasomotores. Em tais casos é bom processo dar amêndoas de pêssego duas vezes por dia.

A infusão das folhas e sementes é calmante e as flores são usualmente utilizadas como laxante suave.

 Informações valiosas Classe Frutas


Já que está na época de pêssego, aproveitei para fazer uma vitamina, daquelas de dar "coceira no bigode". Usei mamão formosa, pêssegos maduros e leite de amêndoa, bati tudo no liquidificador e gute gute!!! Que delícia.








Para aprender a fazer o leite de amêndoas, clique Aqui, é bem facinho.
Aproveite os pêssegos, estão deliciosos, se puder compre direto de produtores do interior.

Feche os olhos no primeiro gole e agradeça a energia e vitalidade que está correndo em suas veias.

Um abraço.