quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Plantas Alimentícias Não Convencionais- PANCs

Você já ouviu falar nas plantas alimentícias não convencionais- PANCs???

Tenho estudado sobre as PANCs já a algum tempo e tenho amado descobrir esse novo lado da alimentação sustentável. Essas plantas já eram muito utilizadas na antiguidade, mas com o passar do tempo e com a chegada da comida industrializada elas ficaram fora da cozinha dos brasileiros. É só conversar com a vó e o vô que eles contam como utilizavam tais plantas, é lamentável saber que o povo deixou de lado a sabedoria de nossos anciãos e apelou para produtos empacotados e conservados.

Acredito que se as pessoas levassem em conta o consumo dessas plantas não haveria tanta fome no país, não, não estou filosofando, é verdade, as pessoas tem fome pois não tem condições de comprar a carne, feijão e arroz de cada dia, sem nem saber que os alimentos mais nutritivos crescem, permanecem, secam, nascem novamente, sem nem serem notados, e muitas vezes são capinados como ervas daninhas. Estou falando do Caruru, Picão, Buva, Cerralha e todas as outras plantas difamadas e chamadas de erva daninha.

Elas são especiais porque crescem sem ninguém plantar, sobrevivem a períodos de seca, ou chuvarada, estão sempre disponíveis prontinhas para "clorofilar" seu suco.

Ainda não tive a oportunidade de provar nenhuma em minhas saladas, ainda preciso estudar mais para saber identificá-las e depois tenho que ir lá na casa dos meus pais fazer uma colheita (melhor parte). Confesso que fico namorando pela janelinha da minha cozinha a "horta selvagem" que minha vizinha tem, sem nem saber da preciosidade que cresce ali, ela simplesmente ignora o picão que cresce bem lindão (bom, é o único que consegui identificar).

Já comecei a usar outras folhas no meu suco verde, não só hortaliças domésticas, tenho usado folhas de Lima, Pitangueira, Laranjeira... é só o começo, e já me surpreendi pelo sabor que elas deixam no suco, fiquei apaixonada pelas folhas de pitangueira, elas são maravilhosas, cheirosas, brilhosas e fazem muito bem.

Fiquei encantada com estes vídeos de um projeto executado em quatro reassentamentos aqui do RS, o botânico Valdely Kynupp estudou 1500 espécies na região metropolitana de Porto Alegre e descobriu que pelo menos 100 delas tem potencial para enriquecer a alimentação e gerar renda, confira nos vídeos abaixo, (são bem curtinhos).


Me apaixonei por esse pólen vegetal!!! E o sal então? A natureza é perfeita.


 Caruru (Amaranto) que delícia poder provar esse alimento.


Hibiscus no teu pátio, já pensou? Com esse calorão um refresco de Hibiscus cairia muito bem.



Jaracatiá eu já conhecia, a sogra do meu irmão faz doces com essa árvore ;) substitui muito bem o côco.




Cartilha PANCs  AQUI.
Mais sobre as PANCs a Aline Chaves do Panelas de Capim explica amorosamente AQUI.
Para aprender a identificar Flores comestíveis clique AQUI.

Que delícia ter tudo o que precisamos disponível na natureza e criado especialmente para nós, nosso Criador é demais!!!!

Agradeça com essa canção: Your Love Is Like a River

7 comentários:

  1. Estou descobrindo as PANCS também, e estou amando! Louca para ter coragem de comer algumas, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica, tudo bem? Eu tenho usado nos sucos verdes o Caruru, basicamente só essa que experimentei. Ainda não conheço muitas, e tenho medo de identificar errado. Creio que com muito estudo se torna fácil identificar e enriquecemos nossa nutrição. São presente do Criador! Um abração.

      Excluir
    2. Quero usa as pontas mas tenho medo tem o risco de alguma prejudica o funcionamento dos órgão!!??

      Excluir
    3. Oi "Unknown", tem risco se a planta que vc usar for tóxica, tem várias plantas que não podem ser consumidas por nós, mas também existe grande variedade de plantas que são benéficas, cabe a nós estudar e identificar quais são comestíveis e quais não são. Qual seria a planta que vc quer usar? Nos vídeos acima é bem explicadinho sobre como identificar as boazinhas. Muito sucesso e estudo nessa empreitada. Um abraço.

      Excluir
  2. PANC é vida! Moro no mato e descobrimos por acaso, agora sou daquelas que ando na rua e falo: Olha lá a beldroega, fica ótima na salada... Olha o caruru.. humm com alho é só amor... Uso muito na minha cozinha, a única que ainda tenho medo mas morro de curiosidade de provar é a taioba... Meu marido outro dia ministrou um mionicurso numa universidade federal sobre alimentos alternativos, evidencionado as PANCS, foi show!!! Parabénns pelo seu blog, já salvei algumas receitas aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa aí os erros de português!!!

      Excluir
    2. Oi Deise. Que ótimo receber sua visita, amei seu comentário. Se você tiver perto de taioba prova por mim, por favor. Ela tem um benefício incrível, eu não consigo encontrar por aqui, gostaria muito de provar cada uma dessas. Por enquanto estou no caruru e no picão, nada mais. Mas pretendo me aprofundar no assunto... Onde vocês moram? Eu gostaria de ter assistido o minicurso que seu esposo ministrou, aposto que teria aprendido um montão. Um abraço cheio de gratidão. Volte sempre!!! Nem vi erros de português.

      Excluir

Olá, sinta-se a vontade para deixar seu recadinho, vou gostar muito e responder assim que puder.
Obrigada. Que o Criador te abençoe.